Podologia é a ciência da saúde que tem como objetivo a investigação, o estudo, a prevenção, o diagnóstico e a terapêutica de afeções, deformidades e alterações dos pés, sendo o Podologista o profissional habilitado para desenvolver esta atividade.

Serviços Prestados:

Biomecânica

A biomecânica estuda o pé como um todo e ao mesmo tempo como parte integrante do organismo. Não se pode estudar o pé isoladamente, ele faz parte de um conjunto que trabalha em harmonia para nos deslocar. Como tal, há alterações de outras partes do corpo que se vão repercutir nos pés, por exemplo uma perna maior que outra vai impor ao pé, alterações adaptativas que podem causar lesão. Por outro lado também há alterações dos pés que se repercutem noutras partes do corpo. Neste sentido, no departamento de biomecânica fazem-se estudos da marcha humana para corrigir ou compensar estas alterações, recorrendo à mais avançada tecnologia neste área como a análise de pressões com plataforma computorizada. Estes estudos, tanto em estática como em dinâmica, estão também direccionados para os desportistas e servem de base para a confecção de palmilhas para melhorar significativamente a sua performance.

Análise Dinâmica

Este estudo serve para verificar o comportamento dos pés em dinâmica ou seja, é o estudo que melhor simula a realidade.
Através desta análise verificamos o posicionamento de cada estrutura anatómica do pé em determinado instante. Assim sendo conseguimos obter informação detalhada sobre que estrutura está a falhar e em que medida, assim como qual a melhor solução para cada caso. Este estudo tem uma importância acrescida no caso de atletas de alta competição que pretendam melhorar o seu desempenho.

MARCAR CONSULTA

Análise Estática

Consiste no estudo da forma como os nossos pés lidam com as pressões plantares que têm que suportar devido ao nosso peso.
Com este estudo verificamos se os pés são capazes de distribuir o peso corporal pela superfície de apoio de forma uniforme ou pelo contrário se existem pontos de sobrecarga. É nestes pontos de sobrecarga que normalmente aparecem lesões. Com este estudo podemos antecipar o resultado de um tratamento a fim de verificar a sua viabilidade.

MARCAR CONSULTA

Cirurgia

Recorremos à mais avançada tecnologia na área da cirurgia percutânea ou minimamente invasiva guiada por fluoroscopia para a correcção de deformações no pé como é o caso dos joanetes, dedos desviados, calos e calosidades, verrugas, neuromas, esporões, etc. A cirurgia percutânea consiste na realização de pequenas incisões, não superiores a dois milímetros, o que proporciona um resultado estético excelente assim como uma recuperação muito rápida e sem grandes limitações da actividade do quotidiano. Todas as técnicas se realizam com anestesia local o que diminui muito os riscos de complicações assim como a necessidade de internamento. O doente sai da sala de cirurgia a caminhar pelo próprio pé.

Calos entre dedos

Os helomas interdigitais, muito frequentes em pessoas que usem calçado estreito, são também conhecidos por “calos moles”.
Muito dolorosos e difíceis de tratar de forma convencional, muitas vezes só recorrendo a tratamento cirúrgico se consegue a sua eliminação definitiva. O procedimento é muito simples e a recuperação normalmente ronda os 3 a 4 dias.

MARCAR CONSULTA

Verrugas

As verrugas ou papilomas víricos são causados por um vírus, o “papiloma vírus humano”.

Esta infecção contrai-se frequentemente em piscinas e balneários. Pode também contrair-se na sua banheira caso a partilhe com alguém contaminado, já o contágio directo é mais difícil. No caso de insucesso do tratamento conservador podemos optar por uma remoção cirúrgica que pode ter várias abordagens, remoção e sutura nas zonas sem pressão ou remoção e cicatrização por segunda intenção nas zonas de apoio para evitar alterações na cicatrização.

MARCAR CONSULTA

Unhas Encravadas

A onicocriptose, mais conhecida por unha encravada, é uma patologia que pode encontrar-se em dois estádios, crónico e agudo.

O estado agudo normalmente é despoletado por um traumatismo ou pelo corte incorrecto da unha que posteriormente infecta e inflama. O estado crónico normalmente deve-se ao engrossamento e encurvamento da unha, normalmente aqui a infecção não está presente. Seja em que situação for, o tratamento cirúrgico é definitivo uma vez que consiste na remoção dos laterais da unha e portanto esta não volta a encravar. É um procedimento muito simples e indolor. Podemos optar por uma técnica com um excelente resultado estético ou por uma técnica sem período de incapacidade.

MARCAR CONSULTA

Joanetes

Os Joanetes ou Hallux Abductus Valgus (H.A.V.) são uma das principais alterações do pé, afetam ambos os géneros e podem ser uma verdadeira dor de cabeça.

Os Joanetes são uma consequência de alterações na estrutura do pé. Estas alterações são herdadas geneticamente, contudo, o ambiente tem um papel muito importante na medida em que o calçado pode acelerar o processo de formação do Joanete, em especial a moda feminina com o salto alto. Pode diminuir-se a velocidade da deformação com ortóteses em silicone, palmilhas e calçado adequado mas quando essa deformação é evidente, apenas cirurgicamente se consegue a sua correcção. Na Clínica RealPé realizamos estas correcções cirúrgicas com recurso a uma anestesia local do pé e recorrendo a cirurgia minimamente invasiva ou percutânea, com a vantagem de não deixar cicatriz e de ter um pós operatório bastante mais curto e menos doloroso. A maioria dos casos operados sai a caminhar pelo próprio pé. Sempre que se sigam pequenas normas que indicamos após a cirurgia, a taxa de reaparecimento é muito baixa mesmo a longo prazo.

MARCAR CONSULTA

Esporões

É uma patologia muito incapacitante que afecta grande parte da população.

Esta patologia pode melhorar com o uso de palmilhas personalizadas, alteração de hábitos quotidianos, práticas desportivas, etc. Pode ser necessário o recurso a medicação que varia desde local a sistêmica ou até mesmo uma infiltração. Nos casos mais difíceis recorre-se à cirurgia. Aqui, mais uma vez o recurso a técnicas minimamente invasivas faz com que o pós operatório seja menos doloroso e muito menos incapacitante. Esta técnica consiste na raspagem do esporão através de uma incisão de apenas 2 a 3 milímetros guiada por fluoroscopia. Esta técnica permite também a realização de uma fascectomia que vai reduzir ao máximo a possibilidade de reaparecimento do esporão. O paciente sai da cirurgia pelo próprio pé sem necessidade de ajuda e a recuperação não demora mais de dois a três dias.

MARCAR CONSULTA

Dedos Desviados

Esta pode ser uma alteração hereditária ou adquirida pelo uso de calçado inadequado.

Podem ser desvios em planos diferentes que dão origem a patologias diferentes, dedos em garra, clinodactilias, supra ou infraducções, etc. Com as mais recentes técnicas percutâneas a cicatriz final é minima e fica escondida em pregas para um resultado estético muito agradável. Seja por causarem dor ou meramente pela alteração estética, os dedos desviados já não devem ser motivo para esconder os seus pés ou suportar dores constantes.

MARCAR CONSULTA

Ortopodologia

Neste serviço realizam-se Suportes Plantares, mais conhecidos como palmilhas. Servem para corrigir apoios incorrectos, quer seja o tão conhecido “pé chato” das crianças como outras alterações no adulto que podem por exemplo levar ao aparecimento do não menos conhecido “joanete”. Estes tratamentos são totalmente personalizados, para tal, realiza-se previamente um exaustivo estudo biomecânico e um molde de ambos os pés, com as alterações que pretendemos induzir ao apoio plantar. Os Suportes Plantares têm especial importância nas crianças e desportistas, bem como em diabéticos e pessoas que tenham sofrido amputações, tendo nestes casos características e materiais muito específicos.

Amputações

Realizamos tratamentos completamente personalizados.

Seja por acidente ou doença, muitas vezes a única solução é a amputação. Nestes casos fazemos a substituição da zona amputada, com silicone no caso das amputações digitais ou com palmilhas em casos mais graves. Estes tratamentos são sempre personalizados e adaptados a cada caso.

MARCAR CONSULTA

Ulceras

A ulcera é uma ferida que teima em não curar.

Em primeiro lugar devemos perceber a razão do seu aparecimento. Pode ser por má circulação, diabetes, pressão localizada, etc. Devemos sempre tratar a causa e não só o efeito. Para tal, primeiro identificamos o agente para posteriormente passarmos a tratar ou compensar. Por exemplo, sem eliminar a pressão num determinado ponto do pé que levou à formação de uma ulcera não vamos conseguir tratar a mesma. Primeiro aliviamos a pressão, com silicones ou até mesmo provisoriamente com compressas para que a ulcera possa cicatrizar. Depois, para evitar futuras reincidências realizamos tratamentos mais definitivos com palmilhas ou até mesmo cirúrgicos.

MARCAR CONSULTA

Pé Plano ou Chato

É a diminuição excessiva da curvatura do pé.

É uma patologia que pode ser corrigida se detetada atempadamente, entre os 3 e os 9 anos de idade. Normalmente responde muito bem com o uso de palmilhas feitas por medida para aumentar o arco de forma gradual e progressiva. Na Clínica RealPé fazemos estas palmilhas sobre um molde onde imprimimos o máximo arco que o pé suporta através de manipulações, um arco maior causaria dores e um arco menor não corrigiria a patologia. Em adultos com esta patologia as palmilhas não corrigem, servem apenas para aliviar dores associadas ao pé plano.

MARCAR CONSULTA

Pé Cavo ou Arqueado

É o aumento excessivo da curvatura do pé.

É uma patologia que causa dores nos pés porque o peso do corpo é distribuído por uma área menor do que o normal. Na Clínica RealPé realizamos tratamentos para esta patologia, recorrendo à confeção de uma palmilha feita por medida para aumentar a superfície de apoio.

MARCAR CONSULTA

Heterometrias

A heterometria é uma diferença na longitude dos membros inferiores ou seja, uma perna mais curta que a outra.

Todos nós temos pequenas diferenças na longitude dos nossos membros, quando estas ultrapassam os 5mm podem causar alterações dos joelhos, anca e coluna. Para evitar estas alterações devem usar-se palmilhas feitas por medida para compensar estas diferenças e tornar os membros do mesmo tamanho.

MARCAR CONSULTA

Desporto

O desporto está na moda.

Profissionalmente ou de forma recreativa, cada vez mais se pratica desporto. Este aumento é acompanhado do aumento das lesões típicas de cada modalidade. A clínica RealPé usa formas de análise da marcha com tecnologia de ponta para melhor detetar alterações que podem provocar lesão. Da mesma forma recorremos a tratamentos personalizados para nos adaptarmos a cada desportista.

MARCAR CONSULTA

Quiropodologia

No serviço de Quiropodologia levam-se a cabo os tratamento mais simples e frequentes, como o tratamento de unhas, calosidades, micoses, desvios digitais, verrugas, etc. Conta com a mais recente tecnologia como, micromotor de alta rotação para tratamento de unhas muito grossas e duras, silicone moldável directamente nos pés para realização de tratamentos personalizados, etc.

Calos na Planta dos Pés

As queratopatias plantares devem-se normalmente ao uso de calçado inadequado ou a alterações na estrutura do pé.

Quanto ao calçado com capacidade para provocar este tipo de alterações, falamos de salto alto e sapatos de sola fina (sobretudo se for de pele). O salto de um sapato não deve ultrapassar os 2cm de altura e a sola deve ser de borracha grossa para que seja amortecedora, em especial na zona metatársica (zona plantar imediatamente antes dos dedos) que é a mais afetada. Nestas situações a remoção do calo e correção dos hábitos de calçado podem ser suficientes para o tratamento definitivo desta ocorrência. Nos casos mais graves podemos necessitar de um tratamento ortopodológico com palmilhas ou recorrer a tratamento cirúrgico.

MARCAR CONSULTA

Verrugas

As verrugas ou papilomas víricos são causados por um vírus, o “papiloma vírus humano”.

Esta infecção contrai-se frequentemente em piscinas e balneários. Pode também contrair-se na sua banheira caso a partilhe com alguém contaminado, já o contágio directo é mais difícil. Normalmente os tratamentos consistem na aplicação de um produto queratolítico para remover as células infectadas. Em alguns casos, dependendo da sua localização, o tratamento pode ser cirúrgico ou com laser.

MARCAR CONSULTA

Unhas Encravadas

É a diminuição excessiva da curvatura do pé.

É uma patologia que pode ser corrigida se detetada atempadamente, entre os 3 e os 9 anos de idade. Normalmente responde muito bem com o uso de palmilhas feitas por medida para aumentar o arco de forma gradual e progressiva. Na Clínica RealPé fazemos estas palmilhas sobre um molde onde imprimimos o máximo arco que o pé suporta através de manipulações, um arco maior causaria dores e um arco menor não corrigiria a patologia. Em adultos com esta patologia as palmilhas não corrigem, servem apenas para aliviar dores associadas ao pé plano.

MARCAR CONSULTA

Ulceras

A ulcera é uma ferida que teima em não curar.

Em primeiro lugar devemos perceber a razão do seu aparecimento. Pode ser por má circulação, diabetes, pressão localizada, etc. Devemos sempre tratar a causa e não só o efeito. Para tal, primeiro identificamos o agente para posteriormente passarmos a tratar ou compensar. Por exemplo, sem eliminar a pressão num determinado ponto do pé que levou à formação de uma ulcera não vamos conseguir tratar a mesma. Primeiro aliviamos a pressão, com silicones ou até mesmo provisoriamente com compressas para que a ulcera possa cicatrizar. Depois, para evitar futuras reincidências realizamos tratamentos mais definitivos com palmilhas ou até mesmo cirúrgicos.

MARCAR CONSULTA

Micoses nas Unhas

Onicomicose é a infecção fúngica de uma unha.

Tal como a dermatomicose, a onicomicose também afecta muito as unhas dos pés pela mesma razão, presença de calor e humidade. É uma infecção que normalmente prolifera por baixo da unha, deixando-a descolada, engrossada e amarelada ou escurecida (dependendo do agente). Esta patologia deve ser tratada o quanto antes pois se deixarmos o fungo avançar, ele instala-se de tal maneira que o tratamento se torna muito difícil uma vez que a própria unha serve de protecção ao fungo. Como sempre, na Clínica RealPé tentamos estar na vanguarda dos tratamentos do pé. Assim, temos ao dispor dos nossos utentes a última tecnologia no tratamento a laser das onicomicoses. Este tratamento, apesar de inovador, não representa um encargo muito diferente dos tratamentos convencionais. Tem a vantagem de poder ser realizado em qualquer pessoa pois não tem as contra-indicações dos antimicóticos orais (hepatotoxicidade) e por isso pode ser realizado inclusive em pacientes com diabetes. Outra vantagem é o doente não ter que realizar qualquer tipo de tratamento domiciliar, apenas as aplicações de laser na clínica.

MARCAR CONSULTA

Micoses

As dermatomicoses são infecções fúngicas da pele.

Afectam todo o corpo em especial as zonas mais húmidas como o caso dos pés, uma vez que os fungos necessitam de calor e humidade para se desenvolverem. São normalmente contraídas em balneários, piscinas, saunas, spa’s, termas, etc. É muito importante a identificação do agente para posterior tratamento. Este deve sempre realizar-se no mínimo durante um mês visto o ciclo de vida da pele ser de 28 dias, para garantir a eliminação total do fungo. Muito importante também é eliminar a humidade do pé para evitar reinfecções.

MARCAR CONSULTA

Gretas

As gretas ou fissuras aparecem quando a pele desidrata e perde elasticidade.

Isto deve-se normalmente ao uso excessivo de chinelos deixando a pele exposta ao ambiente. Se a esta perda de elasticidade associarmos a pressão a que normalmente o pé está sujeito, em especial no calcanhar, aparecem as fissuras. Mais uma vez o tratamento não pode ser encaminhado apenas para o tratamento da causa, devemos também alterar os nossos hábitos de calçado para um resultado eficaz e duradouro.

MARCAR CONSULTA

Calos nos dedos

Os calos ou queratopatias digitais não são mais do que o aumento da produção de queratina devido normalmente ao desalinhamento dos dedos.

Isto faz com que as pressões não se distribuam de forma uniforme e portanto nos pontos onde ela incide mais, formam-se queratopatias vulgarmente conhecidas como calos. A sua remoção produz um alívio imediato mas não definitivo. Para o tratamento ser definitivo deve corrigir-se o desvio digital, quer seja com tratamentos convencionais menos invasivos mas provisórios, quer seja com tratamentos cirúrgicos mais invasivos mas definitivos.

MARCAR CONSULTA